Qui, 25 de abril de 2024, 11:01

Observatórios Sociais da UFS integram pessoas, conhecimentos e práticas
Iniciativa vem para aproximar a instituição da sociedade

Elaborar, instituir e acompanhar programas e políticas de ensino, pesquisa e extensão que, de forma integrada, consolidem e ampliem a relação entre a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a sociedade sergipana é a missão dos Observatórios Sociais da UFS. Eles são coordenados pela professora do Departamento de Educação em Ciências Agrárias e da Terra do Campus do Sertão, Patrícia Rosalba, que é também docente do Mestrado em Antropologia da UFS.

“Os Observatórios Sociais se constituem como estrutura administrativa da Universidade Federal de Sergipe. São um espaço de integração de pessoas, conhecimentos e práticas, e são voltados para o entendimento e a resolução e problemas acadêmicos e sociais”, explica a professora.

Patrícia Rosalba é coordenadora dos Observatórios Sociais da UFS. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

Os Observatórios Sociais surgiram da necessidade de ter um setor na UFS com atribuições voltadas à integração da universidade à sociedade. “A ideia é buscar fortalecer o intercâmbio com organizações da sociedade, estabelecendo mecanismos de troca de experiências e informações, criando estratégias de avaliação de problemas sociais e conferindo alternativas de um diálogo entre a expertise acadêmica e setores da sociedade”, detalha a coordenadora.

Para ela, os observatórios são importantes, pois intensificam a interação da Universidade com o setor produtivo, com a comunidade local e com os segmentos populares. “Isso ocorre a partir do levantamento de demandas e da elaboração de projetos e programas, produzindo diagnósticos e ações para a solução de problemas sergipanos, com a melhoria da qualidade de vida, com a preservação do meio ambiente e com a busca do desenvolvimento com sustentabilidade, atuando em parceria com outros importantes órgãos da Universidade que unem a extensão e a pesquisa”, contextualiza a professora.

Fórum de Integração de Saberes, promovido pelos Observatórios Sociais, aconteceu no início de abril. (foto: Arquivo pessoal)

O reitor da UFS, Valter Santana, enfatiza o papel dos observatórios em criar canais de interlocução entre a universidade e a sociedade. “A Universidade Federal de Sergipe tem se preocupado em se aproximar cada vez mais da sociedade, para fortalecer o nosso ensino de graduação e fomentar a transferência daquilo que a gente produz em termos de conhecimento novo, nova tecnologia para a sociedade, no intuito de direcionar cada vez mais as ações da universidade para os anseios da sociedade. Instituímos, por meio dos Observatórios Sociais, os fóruns de Integração de Saberes, um espaço onde os movimentos sociais, a sociedade civil organizada os poderes públicos constituídos podem e devem dialogar com a universidade para que, por meio desse diálogo, a gente possa organizar os observatórios e, principalmente, direcionar as nossas ações para a sociedade”, pontua o reitor.

Valter Santana é reitor da UFS. (Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

Movimentos sociais

Além da missão principal dos Observatórios, existe ainda a ligação com os movimentos sociais, por meio principalmente de ações conjuntas. “Estamos desenvolvendo o Fórum de Integração de Saberes, fizemos várias reuniões sobre temas específicos, conduzimos essas reuniões com representações variadas de movimentos sociais, estado, prefeituras, ONGs e produzimos debates que apontaram para necessidades urgentes que o estado de Sergipe apresenta. O balanço foi extremamente positivo, pois temos, agora, demandas sociais plausíveis para que possamos, enquanto universidade, instituir observatórios temáticos e planejar avaliações para os próximos passos”, ressalta.

Outro ponto de destaque em relação ao papel dos Observatórios Sociais na UFS é que eles dialogam diretamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organizações das Nações Unidas (ONU), iniciativas mundias que visam a acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima, além de garantir que pessoas de todos os lugares possam viver com prosperidade. “Todos os problemas sociais que são apresentados têm relação com os ODS. A UFS, principal instituição de pesquisa do estado de Sergipe, soma-se aos demais parceiros do Brasil para que possamos juntos mitigar os problemas sociais e econômicos e atingir os objetivos da agenda 2030”, enfatiza Patrícia Rosalba.

“A ideia com tudo isso é integrar ainda mais a universidade com a sociedade, propiciando um melhor direcionamento das nossas ações. A universidade se preocupa em formar bem os seus alunos mediante demandas da sociedade. Assim, a UFS abre as suas portas para a sociedade, para que ela participe ativamente da nossa rotina no planejamento, na organização e na execução das nossas ações”, complementa o reitor Valter Santana.

Ascom UFS

Atualizado em: Qui, 25 de abril de 2024, 11:36